69 anos da Rádio Aparecida

Há 69 anos o Brasil , ganhava uma pequena emissora de rádio, instalada na cidade de Aparecida com o objetivo de ser uma extensão do Santuário de Aparecida e cumprir uma missão que era chegar a casa dos romeiros. Como disse o Padre Victor em uma entrevista: “ éramos uma rádio pequenina.”

A emissora era um sonho dos padres redentoristas que vinham lutando há anos para implantar uma emissora na casa da Padroeira do Brasil.

Essa luta vinha desde 1937 , mas foi somente na década de 50 que junto com um grupo de leigos, o então provincial o padre Antonio Ferreira Macedo obteve permissão do cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Carmello de Vasconcellos Motta, para pedir a concessão em nome da Basílica Nacional.

O pedido foi aprovado no dia 13 de dezembro de 1950 e assim os redentoristas começaram a se preparar para instalar a emissora. Importante dizer que o então diretor da Rádio Record nesse período Paulo Machado de Carvalho deu uma grande ajuda para a implantação da emissora inclusive doando o seu primeiro transmissor.

Assim no dia 08 de setembro de 1951 entrava no ar com o prefixo ZYR 44 – Rádio Aparecida ltda com 100 wats de potência operando nos 600 quilociclos como anunciavam os locutores nessa época.

Em 1964 a emissora foi transformada em fundação, entidade sem fins lucrativos e com um estatuto. Apesar do sonho dos padres redentoristas em chegar a casa dos Romeiros, a emissora com 10 wats só era sintonizada na área do Vale do Paraíba.

Foi com o objetivo de expandir, que em 1952 foi autorizada a funcionar na onda tropical e assim em 1954 com muito esforço uma frequência para chegar mais longe era instalada.

Em 1968 chegou mais uma frequência para transmitir em ondas curtas.

Em 1976 o AM saiu do final do dial em 600 kHz e foi para o 820.

O velho prédio que a emissora ocupava ao lado da Basílica Velha, foi substituído em 1975 por um área que tem por volta de 9 mil metros quadrados, onde se encontra hoje a rádio e também a TV Aparecida. O FM hoje Rádio Pop 90.9 mHz , entrou no ar em 1977.

E assim ao longo do tempo, a Rádio Aparecida foi crescendo em audiência e graças ao apoio do Clube dos Sócios utilizando as tecnologias que foram surgindo como satélite, fazendo parte da Rede Católica de Rádio e agora na internet e com um aplicativo.

Em 2005 a fundação N. S. Aparecida, inaugurou a TV Aparecida, que nesse ano de 2020 completa 15 anos. Em 2018 como aconteceu com grande parte das emissoras de rádio do país que operam no AM ,a emissora migrou para o FM e deixou o 820 kHz e agora opera em 104,3 mHz.

Cada diretor ao longo dos anos procurou fazer o melhor na administração da emissora e deram sua contribuição para modernizar a emissora e melhorar a programação.

Porém não podemos deixar de mencionar o Padre Victor Coelho de Almeida cujo busto se encontra na entrada da emissora. O Padre Victor foi um grande evangelizador e um dos grandes nomes da RA e se consagrou com os programas “OS PONTEIROS APONTAM PARA O INFINITO” às 12h00 horas e a Consagração a Nossa Senhora , ás 15h00. Esses programas até hoje fazem parte da grade de programação da emissora.

O Padre Victor foi o idealizador do lema do Clube dos Sócios que diz o seguinte: “QUEM AJUDA NA PREGAÇÃO TEM MERECIMENTOS DE PREGADOR.”



Cassiano Alves Macedo