A Migração AM-FM sai do papel e a primeira migrante AM já está no ar em FM

Migração da Rádio Progresso de Juazeiro do Norte tira o processo do papel e coloca a primeira AM migrante no dial FM.

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, participou no dia 18 de março, em Juazeiro do Norte (CE), do início da transmissão do primeiro veículo a concluir a migração do AM para o FM. No evento da Nova Rádio Progresso, o gestor da pasta ratificou a importância do processo de alteração de faixa para garantir maior qualidade e menor interferência na transmissão.

Ao ratificar que o tema era uma demanda prioritária do setor de radiodifusão, André Figueiredo destacou que a migração acompanha a tendência mundial de integração de equipamentos. "O público também poderá acompanhar toda a programação a partir dos dispositivos móveis, como celulares e tablets. Isso faz a diferença em um momento onde a tecnologia está cada vez mais presente na rotina dos brasileiros", explicou, ao apertar o botão que iniciou a operação do veículo em FM na região do Cariri.

Atualmente, 1.781 emissoras estão na frequência de AM no Brasil. Desse total, 1.386 pediram a mudança de faixa e 937 rádios já poderão fazer a migração neste ano de 2016. Outras 437 emissoras terão de aguardar a liberação de espaço na nova faixa, o que vai ocorrer com a digitalização da TV no país. No Ceará, serão, ao todo, 56 rádios contempladas.

O diretor-presidente da rádio, Antonio Firmino, disse que a radiodifusão alcança um novo patamar com a ampliação do FM no Brasil. "Juazeiro do Norte desponta não somente no desenvolvimento econômico, mas também no setor de comunicação. O comprometimento do Ministério faz diferença para a evolução desse setor", concluiu.


Mudança

No mês passado, o MC começou a emitir os boletos de pagamento da outorga para mudança da faixa. Os valores para começar a transmitir a programação em FM variam de R$ 8,4 mil até R$ 4,4 milhões. A tabela foi elaborada com base em critérios como índices econômicos, sociais e população do município em que a rádio está localizada, além do alcance.

Após a quitação do boleto pelo radiodifusor, o Ministério emite o ato que autoriza a migração de faixa. Na sequência, as rádios devem apresentar uma proposta de instalação da FM e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a permissão de uso da radiofrequência. Depois da liberação gerada pelo órgão regulador, os veículos já podem começar a transmitir a programação na faixa de FM.


Fonte: MiniCom

História da Rádio Progresso


No ar desde 1967, a NOVA Rádio Progresso (1.310 AM) foi um dos primeiros veículos de comunicação criado pelo Grupo Bezerra de Menezes. Ao longo de mais de quatro décadas, a Rádio, também conhecida pelos ouvintes como “A Emissora do Povo”, se mostra presente no dia a dia dos Caririenses, levando Notícias, Cultura Informações de Utilidade Pública e diversão em um conteúdo diversificado, com destaque para o Jornalismo e o Esporte.

Líder em audiência entre as AMs há exatos 48 anos, a NOVA Rádio Progresso AM também transmite sua Programação Musical, Jornalística e Esportiva via Internet. A Música do Passado, o Jornalismo e a Utilidade Pública são as principais marcas de programação da rádio que conta com repórteres e correspondentes de toda a região do Cariri. Sempre seguindo seu compromisso de estar perto do ouvinte, a NOVA Rádio Progresso trata de assuntos do cotidiano da população local sempre com uma linguagem regional e o destaque para sua UNIDADE MÓVEL chegando primeiro no local do fato ao vivo com força e credibilidade dos seus comunicadores, vozes tradicionais do rádio AM, fazendo da emissora uma paixão Caririense.

Hoje, a sua NOVA Rádio Progresso sob nova direção através do seu DIRETOR / PRESIDENTE o Sr. Antonio Firmino, que conta com uma larga experiência no contexto em prestação de serviços à população. É Bacharel em Direito, cumpriu um mandato de Vereador de Destaque na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte tendo como Principal Projeto onde a proposta da então gestão Raimundo Macêdo que tinha a intenção de tornar um patrimônio público em um patrimônio da família Macêdo o Hospital e maternidade São Lucas, como vereador Antonio Firmino conseguiu vetar a ação conseguindo deixar a Unidade como patrimônio do Povo de Juazeiro.

Antonio Firmino conta ainda com um histórico como: Empresário no ramo de Folheados sendo o maior distribuidor do Nordeste na região do Cariri; Comerciante e Industriário sendo assim um dos maiores empreendedores da cidade gerando emprego e renda à população da região do Cariri e Estado.

Radialista há 10 anos, sempre teve uma grande admiração e paixão pelo Rádio decidindo assim investir na NOVA Rádio Progresso AM com a proposta de trazer uma nova roupagem à emissora do Povo que, em breve se tornará também PROGRESSO FM. Antonio Firmino, filho de Benedito Firmino da Silva (in memorian) e Regina Maria da Natividade. É Juazeirense, casado com com a Sra Mônica Esmeraldo formada em Enfermagem e atual Diretora Administrativa da emissora. O casal tem 4 filhos. Sendo 2 formados em Medicina.

Antonio Firmino é amigo de infância do Deputado Federal José Arnon e seu irmão Luiz Ivan onde passou boa parte de sua infância e adolescência ao lado da Família Bezerra de Menezes hoje amigo particular do ex Governador do Ceará Adauto Bezerra e admirador do atual Governador do Ceará Camilo Santana, do Ministro da Educação Cid Gomes e do ex prefeito de Juazeiro e médico Sanitarista Santana Neto.

A NOVA Rádio Progresso AM possui 1 KW de potência transmitindo até boa parte de algumas cidades dos estados da Paraiba e Pernambuco onde temos a torre mais alta de todas as emissoras da cidade. Você também pode acompanhar a nossa programação pela internet através do endereço eletrônico www.fmprogresso979.com.br

Para o Diretor/Presidente Antonio Firmino a NOVA Rádio Progresso sempre estará ao lado da comunidade, promovendo debates sociais através de sua programação, incentivando a cultura, valorizando o artista e impulsionando as produções locais. Firmino tem acreditado que uma longa caminhada só se vence passo a passo, e torna real a feliz iniciativa de comemorar anos de histórias. É muito gratificante ter vocês como parceiros da NOVA Rádio Progresso AM como o veiculo de mídia para divulgação do seu produto ou serviço, a todo o povo Caririense. Nos sentimos muito gratificados em tê-los como cliente preferencial em nossa emissora e ouvinte especial. Isto comprova credibilidade e a certeza de que seu objetivo será alcançado, sendo ouvido por centenas milhares de pessoas em toda a região.

Para nós que fazemos a NOVA Rádio Progresso AM, divulgar um produto como seu será sempre gratificante porque “O SEU SUCESSO, É O NOSSO SUCESSO”. O nosso muito obrigado, e esperamos que seus objetivos sejam alcançados, para podermos fazer uma longa e sincera amizade como parceiros e contarmos sempre com sua audiência.


Fonte: http://www.fmprogresso979.com.br